A Thunder Foods Lda. (TF) é uma empresa portuguesa de biotecnologia criada em Abril de 2021 mas cuja história começou 10 anos antes.
A Nossa História
Em 2011, aquando da realização do seu Doutoramento em Ciências Veterinárias, o fundador da empresa Daniel Murta (atual Partner e R&D Senior Advisor na mesma) cruzou-se com a temática dos insetos, interessando-se pelo seu potencial como fonte alternativa e sustentável de proteína.
Na sequência desse interesse Daniel Murta começou a trabalhar com Tenebrio Molitor (TM), tendo criado a sua primeira colónia deste inseto e começado a investigar sobre o seu ciclo de vida e o seu potencial de incorporação como fonte de proteína em produtos alimentares.
Em 2013 a FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, publicou o documento “Edible insects – Future prospects for food and feed security” no qual alertou para o facto das fontes tradicionais de proteína não serem suficientes para alimentar a população mundial em 2050 e para o facto do aumento da produção de proteína não ser sustentável se não se recorressem a alternativas, tendo indicado como potencial solução a produção industrial de insetos.
Esta importante validação, que levou sobretudo a academia, mas também alguma indústria, a começar a olhar para este tema com mais atenção, impeliu Daniel Murta a avançar para um novo nível do seu projeto o que implicou a criação de uma empresa e a procura de fontes que pudessem financiar a investigação e desenvolvimento que eram necessárias.
Nasceu nessa altura a Ingredient Odyssey SA, mantendo-se o trabalho focado no Tenebrio Molitor.
Acontece que nessa altura a legislação europeia ainda não permitia a incorporação de farinha de insetos na alimentação quer de humanos, quer de animais, sendo que a previsão era que tal autorização começasse pela alimentação animal (feed) e só depois avançasse para a alimentação humano (food). Por essa razão a Ingredient Odyssey, nunca abandonando a sua colónia de Tenebrio e os estudos nesta espécie, voltou-se para um outro inseto, mais indicado para a produção de proteína para feed, a mosca-soldado-negro.
No final de 2020, os acionistas da Ingredient Odyssey decidiram que se queriam focar exclusivamente na Mosca-soldado-negro e na área Feed, o que levou à decisão de avançar com a criação da Thunder Foods, empresa esta totalmente dedicada aos desenvolvimentos relacionados com o Tenebrio Molitor e com a área Food.
Assim, sendo formalmente uma empresa recente, a Thunder Foods possui uma história e uma experiência já longas no que respeita à produção de proteína e fertilizante utilizando com ferramenta biológica o Tenebrio Molitor, possuindo atualmente uma equipa independente, totalmente dedicada e altamente qualificada.
A nossa estratégia
Em termos de estratégia os objetivos de curto-prazo da Thunder Foods passam por estabilizar o processo de biotecnologia que tem vindo a desenvolver de forma a poder avançar para o engineering, a instalação e teste de uma Unidade Industrial Piloto, trabalhando esta na produção, em escala relevante, de proteína de Tenebrio Molitor para incorporação em alimentação humana, bem como na produção de fertilizante orgânico de inseto.
A nossa estragégia
Neste âmbito a Thunder Foods, sem colocar de parte a possibilidade de vir a desenvolver produtos finais e trabalhar em B2C, pretende, em primeiro lugar, alcançar a capacidade de produzir proteína de Tenebrio Molitor numa escala industrial capaz de fornecer, quer em termos de quantidade, quer em termos de qualidade, players relevantes do setor alimentar (food) que pretendam introduzir nos seus portefólios produtos enriquecidos com proteína de inseto.
A nossa equipa
De 2019 a Março de 2022 foi responsável pela gestão de projetos e de engenharia de processos enquanto Lead Researcher no Centro de Investigação LEAF (Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food) do Instituto Superior de Agronomia, onde se envolveu sobretudo em projetos com alimentos fermentados, incluindo design, planeamento estratégico, desenvolvimento de processos, execução técnica, revisão, orçamentação e aquisição, conduzindo ao desenvolvimento de mais de 10 alimentos fermentados inovadores garantindo cumprimento de parâmetros de segurança e qualidade e com potencial de mercado.
Anteriormente e durante 7 anos, foi Investigadora, chegando a Lead Researcher no Institute for Bioengineering and Biosciences do Instituto Superior Técnico, onde assumiu funções de gestora de laboratório e de projeto 2 projetos nas àreas química e de biotecnologia, incluindo conceção, planeamento estratégico, execução, revisão e aquisição, resultando em processos integrados de valorização de subprodutos industriais.
Integrou a equipa da Thunder Foods em Novembro de 2022, onde lidera a Unidade de Investigação & Desenvolvimento.
Possui uma relevante experiência na participação e liderança de projetos de I&D nacionais e internacionais, dos quais se destacam o projeto EntoValor (I&DT Empresarial em co-promoção, já finalizado, apoiado pelo Compete2020), o projeto InFishMix (EEA Grants, em curso), o projeto NETA (I&DT Empresarial em Co-Promoção, em curso, apoiado pelo Compete2020).
É também o mentor e líder da Agenda Mobilizadora InsectERA – A Era dos Insetos, recentemente aprovada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Continua ligado à Academia como docente, atualmente na Escola de Medicina Veterinária do Instituto Universitário Egas Moniz, onde é Professor Assistente.
Possui uma vasta experiência na orientação de alunos e ensaios.
Tem revelado um interesse especial pela investigação aplicada a desafios concretos e industrializáveis, motivo pelo qual já fundou 3 empresas.
Realizou o seu estágio curricular na Ingredient Odyssey SA (EntoGreen) em 2019.
A sua tese de Mestrado incidiu no tema “Análise dos efeitos da substituição do bagaço e óleo de soja por farinha de larva da Mosca Soldado Negro na alimentação de suínos”.
Posteriormente realizou o seu Estágio Profissional novamente na Ingredient Odyssey SA, focada exclusivamente na produção de Tenebrio Molitor e de produtos derivados deste inseto.
Integrou posteriormente os quadros da Thunder Foods onde dirige a linha de Criação, Reprodução e Melhoramentos Genéticos de Tenebrio Molitor.
20 anos de carreira profissional a maior parte dos quais dedicados ao acompanhamento de projetos de empreendedorismo.
Vasta experiência no acompanhamento e desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais de I&D empresarial, Transferência de Tecnologia e Inovação Produtiva (execução técnica e execução financeira).
Foi coordenador de projetos de empreendedorismo e Inovação da Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, função no âmbito da qual dirigiu diversos projetos SIAC e o arranque da STARTUP SANTARÉM (incubadora de empresas).
É assessor para o empreendedorismo e inovação do Instituto Politécnico de Santarém, colaboração no âmbito da qual dinamizou a criação do STARTIPS – Programa de Empreendedorismo do IPSantarém, do SEEKERS&SOLVERS – Programa de co-criação do IPSantarém e a criação do CONCEPT LAB – Laboratório de Provas de Conceito SGS-IPSantarém.
Assume as funções de CEO da Thunder Foods deste março de 2022.
Integrou a equipa da Thunder Foods durante o seu Mestrado depois de ter realizado um Estagio em Produção de Insetos na Ingredient Odyssey, SA (EntoGreen).
Anteriormente já tinha realizado um Estágio em Biotecnologia no Laboratório Hércules da Universidade de Évora.
O seu foco está sobretudo relacionado com as temáticas de valorização do frass.
Na sua carreira trabalhou no desenvolvimento de novos produtos, segurança alimentar e controlo de qualidade e gestão e coordenação de projetos de I&D.
Além de uma experiência como empreendedor, passou pela Hitag Biotechnology, pela Panrico e pela Silos de Leixões onde foi gestor de inovação. Integrou posteriormente a equipa do Colab B2E como Project Manager antes de se juntar à Thunder Foods.
Com uma carreira de mais de 20 anos, o José junta-se à Thunder Foods para liderar o departamento de Projeto Industrial e a Manutenção.
Começou a sua carreira na Tupperware como Engenheiro de Projetos onde esteve 7 anos, de onde transitou para a Hovione, empresa na qual integrou o Departamento de Manutenção durante 2 anos, antes de se juntar à Promol onde durante 13 anos dirigiu a Manutenção.
Diretor de Manutenção
PROMOL
abril
2010 – março 2023
Engenheiro de Manutenção
Hovione
janeiro
2008 – março 2010